Desde o início dos tempos a humanidade tem-se movimentado e passando de um estágio a outro, sempre buscando evoluir-se. Foi assim quando o homem foi atingido pelas Eras geológicas que marcaram... Outros exemplos mais contundentes foram a passagem da agricultura para a industrial, da industrial para a da informação (atual) e desta para a da cibernética. É nesta que pretendo me deter.

Com esta Era cibernética nos deparamos com várias mudanças de costumes, crimes, interação social e comercial.
No livro A Estrada do Futuro, Bill Gates vislumbra um futuro onde as pessoas não se deslocarão aos bancos ou aos mercados. Farão suas compras através do computador. No entanto, neste livro, Bill Gates não fala dos crimes e dos relacionamentos entre as pessoas. Nem ele nem a polícia previram a ação indesejada dos hackers bisbilhoteiros e dos ladrões de senhas e informações sigilosas e pessoais. Igualmente não previram que pessoas poderiam se conhecer, amadurecer uma relação e até se casar tendo o computador como intermediador. Também não previram as agressões morais quando são publicados fotos e vídeos de caráter pessoal.
Para a política a internet trouxe enorme mudança de comportamento tanto dos políticos quando dos eleitores. Os eleitores não precisam se dirigir a comício em praça pública para saber o que pensam os seus candidatos. Nesses comícios a presença das pessoas era o termômetro da popularidade do político. Com a internet basta uma vista rápida pelos noticiários dos principais jornais, blogs ou pela página do político para sabermos seu passado, o que ele pensa, suas promessas, ou o que fez no último instante.
O político não precisa mais de uma multidão de simpatizantes o acompanhando pelas ruas cantando palavras de ordem, trocando farpas ou bandeiradas com os adversários. Hoje esses encontros são marcados via internet. Os comícios ainda não são indispensáveis mas num futuro próximo serão comentados e ilustrados apenas nos livros e revistas.
As polícias já tem departamentos específicos de combate aos crimes cibernéticos, os políticos estão elaborando leis e códigos de condutas para os usuários da internet.
O avião, o celular ou o equipamento mais moderno na medicina são os mais bem sucedidos avanços tecnológicos conseguidos desde a aparição da humanidade na terra. Isso deixa-nos a certeza de que, sabendo-se da curiosidade humana, em breve esses avanços de hoje estarão ultrapassados por outros mais modernos.
Esse avanço encontra-se desde a tecnologia aplicada ao cimento, fazendo-o tomar qualquer forma -, até a seleção e enriquecimento das sementes usadas na agricultura, a detecção da composição e idade dos resíduos do santo sudário.
Neste momento em algum laboratório, empresa ou universidade tem alguém pensando em algo que nunca foi pensado antes ou que até há pouco tempo imaginava-se impossível conseguirmos.
Resta-nos esperar pela próxima onda a mudar o comportamento da humanidade. Só que não o esperaremos sentados.