João Rios Mendes nasceu em Caxias, no Maranhão, em 20 de dezembro de 1961. Aos onze anos seus pais, João Mendes e Maria Aldacy Rios Mendes, o levaram para Brasília com seus 12 irmãos, em busca da terra prometida.

Filho de carroceiro com uma costureira, foi através da educação que João Rios pôde se destacar na sua vida profissional. Atualmente ele trabalha no Senado Federal. Antes, porém, trabalhou no Governo do Distrito Federal, na Universidade de Brasília e na Fundação Educacional do Distrito Federal, como professor de Geografia, sempre ingressando por concurso público.

Ele é formado em Geografia, pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior (UNEB, 2000), Direito Legislativo e Constitucional (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, 2005) e Gramática, Texto e Discurso (UNICEUB, 2008).

Além da fotografia tem como hobbie a prática de artes marciais, caratê, tendo graduado-se em 2008 como faixa preta 3° Dan. A pescaria de água doce também faz parte do seu ócio criativo. Seu maior peixe fisgado até agora foi um Jaú de 21 kg, no Lago Serra da Mesa. As fotos do Lago Serra da Mesa e do Pantanal foram tiradas em viagens de pescaria. Esse esporte o levou a praticar os ensinamentos sobre meio ambiente que aprendeu na faculdade e o tornou um árduo defensor da natureza. Deixar um mundo limpo para seus filhos e netos é uma das suas metas.

Ainda na adolescência João Rios descobriu o prazer da leitura e da escrita mas seu primeiro livro, ‘Palavras não ditas em vão’, com frases de pessoas famosas ou desconhecidos só foi publicado em 1999. O segundo volume saiu em 2004. O romance ‘Amar: a verdadeira aventura’, foi publicado em 2004 junto com ‘Terceiro Período: Estudo sobre o ensino superior noturno na UNEB’. Em 2008 publicou o livro de crônicas ‘Rubens, o sábio!’, o de fotografia ‘A Natureza por um clique’, e as monografias ‘O Senado Federal e os novos caminhos da educação’ e ‘A Elite no discurso de oito senadores’; ‘O Código’, em 2012. Em publicou o livro de fotografias “A Beleza que nos cerca” e a monografia “A Produção da Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, sobre Educação Básica Pública, de 1999 a 2013”.