Crônicas

Oficina promovida pelo NCas de fotografia inclusiva reúne 20 participantes


Foi uma experiência emocionante, disse a fotógrafa Isabella Gurgel, que ministrou a oficina juntamente com João Rios.



Cerca de 20 pessoas participaram, nesse sábado (18), da 6ª Oficina Inclusiva de Fotografia, organizada pelo Núcleo de Coordenação de Ações Socioambientais (NCas). Ministrada pelo servidor João Rios e pela professora de fotografia Isabella Gurgel, a ação teve como tema “Fotografar para serenar a alma”. Devido à pandemia de covid-19, a oficina teve o formato on-line e durou aproximadamente três horas.

Segundo Rios, o Ncas, por meio de oficinas como essa, busca integrar pessoas com e sem deficiência, como prevê o Plano de Acessibilidade do Senado, para garantir a igualdade entre todos.

— A inclusão é quando a gente consegue trazer pessoas não deficientes para esses cursos, um aprendendo a lidar com o outro. Para nós, essa é a verdadeira inclusão. Para o cego ver, temos que descrever. Os videntes, pessoas que enxergam, explicam as fotos descrevendo-as — explica Rios.

Harumi Kano, que trabalha na Biblioteca do Senado, e sua equipe participaram da oficina. Ela é responsável pelo acompanhamento do trabalho realizado pelos higienizadores de livros que fazem parte da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Harumi deu apoio aos colegas durante o encontro.

— Para eles, foi a primeira experiência dessa forma. Por serem deficientes intelectuais, precisaram de ajuda da família, mas deu tudo certo, foi maravilhoso — disse Harumi.

A oficina foi dividida em duas etapas. Na primeira, João Rios apresentou o trabalho do arquiteto alemão Ludwig Mies van der Rohe (1886-1969), defensor do minimalismo e para quem “menos é mais”. Na segunda parte, a fotógrafa Isabella Gurgel trouxe poesia ao encontro, ao falar das características das selfies dos participantes.

— Fizemos um autorretrato, nos descrevemos. E, logo após, eu propus que cada participante descrevesse um ao outro de forma poética. Foi bem emocionante — disse Isabella Gurgel.